O início das aulas vai além da adaptação. É necessário acolher!

O início de um novo […]

10 de agosto de 2023

O início de um novo ciclo costuma trazer junto sentimentos ligados à insegurança e ao medo do desconhecido. Afinal, não ter previsibilidade sobre o que está por vir pode gerar desconfiança e desconforto, uma realidade da própria condição humana que também é válida para as crianças e os adolescentes.  

Os primeiros dias de aula em um novo colégio ou a volta para a escola após as férias são momentos que trazem desafios para os alunos – principalmente os que ainda não têm vínculos com a instituição -, seus professores, funcionários e estudantes. Aumento de ansiedade e crises de choro podem se transformar em manifestações da agitação interna, incluindo movimentos de negação em relação ao ato de ir até a escola.  

Nesse cenário, que pode se tornar um pouco caótico, é importante estar alerta para os sentimentos dos pais e responsáveis também. Afinal, eles podem estar vivendo essa situação pela primeira vez. Para os mais experientes, ainda há possibilidade de sofrer juntamente com os filhos, incluindo a separação depois do período de férias. O tempo que passamos com as pessoas que amamos nos faz querer viver mais dessa experiência e precisamos todos nos adaptar ao contexto do cotidiano.  

Pensando nisso, é importante que as escolas tenham um olhar acolhedor para a família como um todo, abrindo espaço para os alunos e para os pais e responsáveis. Nesse sentido, é importante ter em mente que o acolhimento vai além do processo de adaptação. Dê uma olhada nas dicas que separamos e torne sua escola ainda mais acolhedora: 

1- Transforme o ambiente escolar num local aconchegante e convidativo. O carinho com a decoração e o cuidado com questões que geram bem-estar e segurança são peças fundamentais para tornar o espaço acolhedor e capaz de estender, de alguma maneira, o conforto experimentado pelos alunos em suas casas.  

2- Nos dias que antecedem o início das aulas, envie aos responsáveis um questionário que tenha perguntas sobre o comportamento do aluno. Aborde temas como alimentação, sono, preferências de leitura e outros temas relevantes para a escola. Com isso, os professores conseguem se planejar de maneira individualizada para receber da melhor forma possível cada estudante. Além disso, os pais se sentirão mais confortáveis e seguros ao encaminhar os filhos para uma escola que está preocupada em saber mais sobre o perfil de cada criança e que se mostra preparada para recebê-la.  

3- Apesar de todo cuidado, é inevitável que algumas crianças chorem nos primeiros dias. Afinal, essa é uma forma poderosa de se comunicar, especialmente para as crianças mais novas. Sendo assim, escuta ativa, empatia e acolhimento são essenciais ao receber cada estudante. Lembre-se: validar o sentimento de cada indivíduo é um passo importante para estabelecer laços de confiança e boa comunicação. 

4- Falando especialmente sobre os pais e responsáveis, é imprescindível que a escola esteja sempre de portas abertas para recebê-los e realizar trocas importantes sobre o aluno: conversas sobre o comportamento, desenvolvimento e adaptação. Extrapole o protocolo da típica reunião com os pais e crie situações em que haverá, de fato, trocas importantes, construtivas e que também tenham afeto. 

5- Prepare toda a comunidade escolar para o momento de acolhimento. Isso mesmo: todos precisam saber que a família está passando por um momento desafiador! Isso faz com que seja necessário que professores, coordenadores e funcionários de todas as áreas tenham sensibilidade para lidar com esse cenário.  

6- Levar um objeto de apego para a escola pode ser de grande valor quando falamos nesse processo de início às aulas. Um bichinho de pelúcia, paninhos e brinquedos podem fazer com que os alunos se sintam mais confortáveis e até mesmo seguros. Para os alunos mais velhos, essa pode ser uma oportunidade para que falem de suas experiências nas férias a partir de objetivos com que tiveram mais contato. 

7- Por último, mas não menos importante, o colégio deve estar sempre disponível para receber críticas e sugestões, tornando-se, assim, um local ainda mais acolhedor para os alunos e responsáveis.  

Sabendo disso, chegou a hora de preparar a sua escola para receber o novo ano letivo de maneira mais leve e saudável para todos. Falando nessa parceria entre a organização educacional e as famílias, aproveite para ler o nosso artigo dedicado a esse laço que deve ser cada vez mais estreitado, clique aqui para saber mais!