4 dicas para ajudar os professores a se adaptarem a novas tecnologias

A tecnologia pode ser uma […]

23 de outubro de 2019

A tecnologia pode ser uma poderosa aliada da Educação, desde que implantada nas escolas de maneira correta. Não é fácil que todo o corpo docente se adapte imediatamente à introdução de equipamentos ou soluções tecnológicas na instituição, mas há maneiras de prepará-lo para isso.

Uma das principais razões pelas quais algumas inovações não são bem aceitas pelos professores é a falta de intimidade deles com a tecnologia em si. Além disso, muitos enxergam a conectividade ou os smartphones como um elemento de distração dos alunos, não entendem como se beneficiar deles.

Para outros, ainda, o fato de entenderem menos de tecnologia que os alunos cria resistência na sua utilização. Mas nada disso deveria impedir que a sua escola avançasse no caminho da inovação.

Separamos a seguir algumas dicas para ajudar o seu corpo docente a se adaptar ao uso de novas tecnologias na escola, para que o processo de implantação desses equipamentos aconteça da forma mais natural possível. Confira:

1. Programe bons treinamentos

Saber utilizar um novo equipamento ou software já é um passo enorme para que o professor, de fato, inclua o uso de tecnologias no seu planejamento de aula. Muitas vezes, a resistência dele está, exatamente, em não saber usar (ou em não saber quando usar).

Promover treinamentos para toda a equipe docente é essencial para a boa implantação de soluções tecnológicas na sua instituição. E esse treinamento pode ser dado tanto pela empresa que disponibiliza esses materiais, quanto por um professor da equipe que tenha mais facilidade ao lidar com tecnologia.

2. Incentive o consumo de tendências

Uma pessoa se torna mais propícia a aceitar mudanças tecnológicas se está bem informada sobre as tendências do mercado. Se conseguir se informar sobre como essas tendências se relacionam com a educação, a chance de querer experimentá-las em sala de aula aumenta ainda mais!

Incentive a formação continuada do seu corpo docente. Isso pode ser feito de maneiras simples, como criando um mural de novidades na sala dos professores, ou mais complexas, como possibilitando que eles participem de feiras ou eventos externos.

3. Converse com sua equipe

Manter-se aberto para o diálogo possibilita vencer muitas barreiras. Conversando com os professores, fica mais fácil entender quais as necessidades dos professores e criar estratégias para atendê-las.

A sua gestão escolar já deve considerar a importância de ouvir os professores como parte da rotina. Esse é mais um motivo para dar a eles a oportunidade de fazer sugestões quanto a formações que se fazem necessárias, ou até para que eles contribuam com o aprendizado dos próprios colegas.

4. Escolha soluções eficazes

A tecnologia deve promover alguma mudança positiva no dia a dia da sua escola, seja facilitando algum processo que demorava muito tempo para ser feito manualmente, ou até trazendo mais engajamento dos alunos durante as aulas.

É bem mais difícil resistir a mudanças tecnológicas quando sua equipe enxerga os benefícios trazidos por elas ao ambiente escolar. Aliando soluções eficazes a formações bem feitas com o seu corpo docente, a chance de sucesso da implantação de tecnologia na sua escola aumenta consideravelmente.

É normal que a sua equipe se sinta resistente a mudanças tecnológicas, especialmente aquelas que propõem revolucionar a forma como o processo de aprendizagem é conduzido. Aproveite as dicas deste artigo para suavizar esse momento de transição.