Vestibular à vista! Como ajudar os filhos adolescentes a se prepararem para as provas

Uma das maiores preocupações dos […]

22 de maio de 2024

Uma das maiores preocupações dos pais e responsáveis, certamente, é garantir que os filhos tenham acesso a uma educação de qualidade. Desde os primeiros passos até a idade adulta, o compromisso com o melhor ensino e desenvolvimento é contínuo. E quando o assunto é universidade, essa busca se intensifica, afinal, essa etapa representa um marco importante na vida dos nossos filhos.

O período dos vestibulares, portanto, se torna um momento crucial, tanto para os pais quanto para os estudantes. É nesse momento que a dedicação, o esforço e a preparação ao longo dos anos se concretizam na busca por uma vaga na tão sonhada faculdade.

Enquanto a escola e os professores fornecem o conhecimento teórico e as ferramentas necessárias para os estudos, cabe aos pais e responsáveis oferecerem suporte emocional, incentivar a rotina de estudos e a disciplina – sem cobranças excessivas, é claro! – e criar um ambiente propício para o aprendizado. Além disso, existem várias outras maneiras pelas quais os pais podem ajudar os filhos adolescentes a se prepararem para as provas.

Mãe conversando com a filha adolescente.

Selecionamos 8 delas para compartilhar com você. Confira:

 

1. Escuta ativa e comunicação aberta são essenciais

Esses aspectos são importantes em qualquer fase da vida de nossos filhos, mas, no período que antecede os vestibulares, tornam-se ainda mais cruciais. É fundamental que os pais estejam cientes das dificuldades e desafios enfrentados por seus filhos, oferecendo o apoio necessário para superá-los. Seja acolhedor e compreensivo, evitando julgamentos ou críticas.

 

2. Estimule a autonomia

Auxiliar os filhos a montarem um cronograma de estudos e ensiná-los a gerenciar o tempo de forma eficiente é muito benéfico. No entanto, também é importante incentivar os filhos a tomarem decisões sobre seus estudos, desde a escolha dos materiais até a definição de metas e prazos. Isso ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e autoconfiança.

 

3. Incentive a prática de atividades físicas

A prática regular de atividade física é fundamental para o bem-estar físico e mental, contribuindo para a concentração, a memória e a produtividade nos estudos. Além disso, exercitar-se ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores comuns durante o período de preparação para os vestibulares. Vale lembrar que o excesso nunca é benéfico.

 

4. Ajude os filhos a manterem uma alimentação balanceada

Além dos exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e equilibrada também é crucial para o desempenho cognitivo e energético dos nossos filhos. Garanta que os adolescentes tenham uma dieta rica em nutrientes, com frutas, verduras, proteínas e carboidratos.

 

5. Evite cobranças excessivas

A pressão em excesso pode gerar ansiedade, desmotivar e até mesmo prejudicar o desempenho dos adolescentes. O ideal é manter as expectativas realistas e concentrar-se em incentivar e oferecer apoio aos filhos.

 

6. Respire. Inspire. E mantenha a calma!

O período pré-vestibular pode ser estressante para os estudantes. Por isso, é crucial que pais e responsáveis mantenham a calma e transmitam tranquilidade para seus filhos.

 

7. Divertir-se também é preciso

Ninguém é de ferro e o excesso – até mesmo nos estudos – pode ser prejudicial. Portanto, permita que seus filhos saiam um pouco da rotina, se encontrem com os amigos, se dediquem a atividades prazerosas e se divirtam um pouco.

 

8. Celebre as conquistas

Reconheça e comemore cada avanço, não importa o quão pequeno. Isso incentivará seus filhos a persistirem e a alcançarem seus objetivos.

O período que antecede os vestibulares é, sem dúvida, um momento muito especial na vida dos estudantes. Contudo, é uma jornada que vai muito além da busca por um diploma. É um momento de autoconhecimento para os adolescentes, de reflexão sobre suas escolhas e de pensar em como podem contribuir para um mundo melhor.

Mais do que estar na frente ou passar em primeiro lugar, o importante é que o aluno se sinta bem consigo mesmo, com suas decisões e com o papel que deseja desempenhar na sociedade.

O UNOi, com seu jeito único de ensinar, acredita que conhecimento não se limita apenas às disciplinas tradicionais. É preciso desenvolver seres humanos plenos, conscientes e engajados na construção de um futuro mais justo e sustentável. Através de uma solução educacional completa, o UNOi prepara seus alunos para serem cidadãos ativos e agentes transformadores do mundo.