Pais precisam ser fluentes em inglês para seus filhos dominarem o idioma: mito ou verdade?

Muitos acreditam que, para as […]

5 de junho de 2024

Muitos acreditam que, para as crianças e adolescentes alcançarem a fluência em inglês, seus pais e responsáveis também precisam dominar o idioma. Essa ideia, no entanto, além de equivocada, serve apenas para causar sentimentos de culpa e frustração nos pais e responsáveis por conta da falta de familiaridade deles com o inglês.

Em outras palavras, o domínio da língua inglesa pelos pais não é um fator determinante para a fluência dos filhos. Na verdade, o papel fundamental nesse processo reside no estímulo e apoio que os pais oferecem às crianças e adolescentes. Para ajudar, selecionamos algumas dicas que os adultos podem colocar em prática para incentivar o aprendizado das crianças e adolescentes. Confira:

 

  1. Crie um ambiente propício para os estudos

Incentive o contato com o idioma de forma natural, utilizando músicas, filmes, livros e jogos em inglês. Transforme o aprendizado em uma parte do dia a dia, integrando atividades que os filhos já gostam de fazer, como assistir a desenhos animados ou jogar videogames, em inglês. Além disso, organize um espaço dedicado ao estudo, com materiais e recursos que facilitem a prática do idioma.

 

  1. Participe das atividades de aprendizado

Mesmo que você não seja fluente, acompanhe as crianças enquanto fazem suas tarefas de casa. Mostre interesse pelo que estão aprendendo. Juntos, vocês podem explorar recursos on-line, assistir a vídeos educativos e até mesmo aprender novas palavras e frases em inglês. Seu envolvimento demonstra apoio e encorajamento, tornando o processo de aprendizado mais motivador e divertido para as crianças.

 

  1. Incentive a leitura em inglês

Escolha histórias que sejam interessantes, envolventes e que estejam dentro do nível de compreensão leitora da criança ou adolescente. Proponha uma inversão de papéis: em vez de os pais contarem a história, incentive os filhos a lerem o livro em voz alta para vocês.

 

  1. Mantenha contato com os professores

Dessa forma, você pode compartilhar experiências e garantir que o acompanhamento da criança está sendo feito de maneira integral, tanto em casa quanto na escola.

Lembre-se de que o aprendizado de um idioma é um processo individual e gradual. Cada criança e/ ou adolescente tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem. O essencial é que os pais ofereçam o apoio necessário para que seus filhos se sintam confiantes e motivados a continuar aprendendo.