ENTREVISTA – COPA TURING: DESAFIOS […]

6 de dezembro de 2021

ENTREVISTA – COPA TURING: DESAFIOS QUE TRAZEM SOLUÇÕES PARA A SOCIEDADE

O UNO educação convida você para um bate-papo superbacana sobre um dos projetos mais aguardados e instigantes do UNO, a Copa Turing. Em sua terceira edição, o evento virtual movimentou centenas de participantes e trouxe à tona o assunto da sustentabilidade, que é algo mais que necessário neste momento. E essa temática veio com o tema trabalhado pelas equipes: Habilidades e competências para um novo mundo: os objetivos de desenvolvimento sustentável como pilares educativos

Para esta rodada de entrevista, convidamos o Pablo Peixe, supervisor pedagógico do Projeto UNO educação.

UNO educação: Olá, Pablo, tudo bem? É um prazer tê-lo aqui conosco! Muito obrigado pelo seu tempo neste bate-papo que promete trazer muitos esclarecimentos e ótimas informações sobre a Copa Turing. Vamos lá? Primeiramente, eu gostaria de saber o seguinte: como nasceu a ideia de criar a Copa Turing? Qual foi o click que deu o pontapé inicial nessa ideia toda?   

Pablo Peixe: Em 2018, lançamos a Copa Turing com o intuito de estimular o aprofundamento em nosso programa recém-lançado, o Turing: A lógica de programação. Na edição inicial, o tema central era “Ciências”. O grande objetivo dessa edição era justamente correlacionar os desafios da competição com alguns conteúdos existentes em nosso componente curricular de Ciências e áreas afins, realizando inúmeras conexões entre o projeto e o programa. Na primeira edição, tivemos mais de 100 escolas inscritas.

UNO educação: Quais são os objetivos desse projeto?

Pablo Peixe: A Copa Turing é uma competição que busca desenvolver as principais habilidades do século XXI, colocando os participantes na busca de soluções criativas para problemas complexos, utilizando as premissas do pensamento computacional, com foco na criação de conteúdos midiáticos, potencializando, dessa forma, o desenvolvimento do letramento digital, oportunizando, assim, momentos que desenvolvam habilidades que impactem diretamente no processo de aprendizagem dos alunos, tais como: trabalhar com ética; estimular o pensamento investigativo; desenvolver processos criativos; construir aprendizagens significativas; respeitar técnicos e colegas da equipe; propor resoluções para situações-problema; aprender em equipe e de forma colaborativa; e desenvolver a autorregulação e o raciocínio lógico.

UNO educação: Você poderia nos contar o porquê do tema deste ano, o Habilidades e competências para um novo mundo: os objetivos de desenvolvimento sustentável como pilares educativos

Pablo Peixe: Diante de um novo cenário global, escolhemos para a 3ª edição da Copa Turing um tema que cada vez mais se torna importante para o bem-estar de todos: a sustentabilidade global. Trabalhar com os alunos as habilidades e as competências para um novo mundo é tangibilizar ações para que se autodesenvolvam individual e coletivamente, e isso permite que eles façam escolhas, elenquem prioridades, pratiquem autonomia e reflitam sobre respeito, ética e espírito colaborativo.

UNO educação: Quais os personagens envolvidos na Copa Turing?

Pablo Peixe: A Copa Turing possui em sua essência o envolvimento de toda a comunidade escolar. Sejam famílias, pais, responsáveis, professores, gestão e/ou parceiros externos. A cada edição, temos uma grande preocupação de ampliar o acesso e a participação. A ideia é realizar uma transformação que vá além dos muros da escola. Na edição de 2021, tivemos uma participação total superior a 700 “personagens”.

UNO educação: Qual o impacto social para a comunidade escolar e a sociedade que um projeto como a Copa Turing pode causar? 

Pablo Peixe: Conscientização e pensamento crítico em torno da realidade dos envolvidos. A Copa Turing permite a inserção de cápsulas de conhecimento direta e indiretamente nos envolvidos. Um exemplo disso foi o desafio “Prototipagem”, da categoria JUNIOR, que tinha como objetivo o desenvolvimento de um protótipo para solucionar algum problema social da comunidade na qual a escola esteja inserida. O aluno protagonista não só no entendimento do problema, mas também em sua solução.

UNO educação: O que você acha que um projeto como esse pode despertar nos alunos envolvidos?    

Pablo Peixe: O que eu acho não, na verdade, o que é. A Copa Turing desenvolve, naturalmente, as principais habilidades do século XXI. A cada edição, temos mais e novas evidências desse desenvolvimento, tanto por parte das escolas participantes como dos próprios alunos. Uma característica interessante nesta edição foi o aumento significativo de alunos com necessidades especiais. A Copa, além de desenvolver as habilidades já listadas, também apoia no processo de socialização dos alunos.

UNO educação: Como trabalhar o pensamento computacional somado a uma prática de atividade sustentável nos jovens? 

Pablo Peixe: Criando conexões entre os componentes curriculares e as premissas do pensamento computacional (levantamento de hipóteses, fragmentação do problema, prototipagem etc.). Dessa forma, os alunos poderão criar soluções para as demandas relacionadas à sustentabilidade, inclusive, ampliando o repertório cultural com a inserção do conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso permitirá um maior nível de conscientização dos alunos das necessidades sustentáveis da sua comunidade. O pensamento computacional pode potencializar o desenvolvimento de soluções para um mundo melhor.

UNO educação: Você teria alguma observação a fazer ou um recado para deixar para aqueles que queiram se inscrever para a próxima edição da Copa Turing? 

Pablo Peixe: Tem algo que, com o histórico da participação das escolas, ficou muito marcado, e sempre gosto de repetir em nossas formações: “MaIs do que chegar ao objetivo final, é fazer com que os alunos curtam o prazer da jornada em busca de novos conhecimentos e habilidades”. Independentemente da posição, o processo competitivo e colaborativo apoia a escola e os alunos em vários outros aspectos que vão além da Copa Turing. Quem participa da Copa Turing insere um aspecto cultural interessante, que pode e deve ser ampliado pelas próprias escolas. Não deixem de participar da Copa Turing 2022. Aguardem! Teremos ainda mais novidades. Até logo!

UNO educação: Muito obrigado, Pablo, por ter cedido o seu tempo para a nossa entrevista e pelos esclarecimentos sobre esse projeto tão incrível que é a Copa Turing!

E se você se interessou pelo projeto da Copa Turing e gostaria de obter mais informações, acesse: bit.ly/copaturing_2021.