Como funciona um projeto educacional bilíngue?

É comum pensar, no Brasil, […]

8 de abril de 2019

É comum pensar, no Brasil, que é preciso estudar em uma escola de idiomas para ser fluente em uma língua estrangeira. Os projetos educacionais bilíngues servem para trazer para dentro da escola o que há de mais atual e eficiente no ensino de outros idiomas, e possibilitar que os alunos adquiram fluência sem ter que frequentar outra instituição.

Hoje, grande parte das escolas que procuram desenvolver um programa bilíngue escolhem o inglês como essa segunda língua. E não é para menos: apesar de não ser o idioma com maior número de falantes nativos do mundo, é considerado uma língua franca, por sua importância política e social.

O idioma é parte integrante da construção de uma cultura. Por isso, não é suficiente ensiná-lo como um conjunto de regras gramaticais. Em vez disso, a língua deve ser usada para abordar os mais diversos assuntos, curriculares ou não.

Confira no artigo a seguir as principais características de um projeto de educação bilíngue e os benefícios que ele pode trazer para a sua escola.

O que é um projeto de educação bilíngue?

A educação bilíngue consiste em proporcionar uma formação ao aluno como cidadão global e integral ao integrar o ensino de um idioma ao currículo da língua materna. Isso possibilita um processo de aprendizado mais natural.

O principal diferencial é que, nesse contexto, o idioma é tratado como meio de acesso a temas que despertem o interesse dos alunos e sejam fundamentais para o seu desenvolvimento.

Ou seja, não se trata de um ensino tradicional de inglês focado na gramática. Em uma educação bilíngue, o idioma é integrado às necessidades das discussões e projetos conduzidos em sala de aula.

Por que um projeto de educação bilíngue é vantajoso?

Aprimoramento do aprendizado

Não basta conhecer a definição de palavras e conjugar alguns verbos. O aluno precisa dominar o idioma, pensar em inglês e ser capaz de interagir em diversos níveis aproveitando as portas que são abertas pela língua.

Desenvolvimento de pesquisas

Ser bilíngue ajuda a ampliar o conhecimento de mundo e possibilita acesso a outras fontes. Com o domínio do idioma, o estudante poderá ampliar seu leque de pesquisas e habilidades, interpretar o que acontece no mundo e potencializar suas interações nas esferas acadêmica, profissional e social.

Flexibilidade de carga horária

Um bom projeto de educação bilíngue é capaz de se adaptar ao currículo escolar. Nesse sentido, deve trazer cargas horárias diferentes para que a instituição de ensino possa decidir por aquela que melhor se encaixa às suas necessidades.

Como funciona um projeto de educação bilíngue?

A educação bilíngue tenta tornar mais natural o aprendizado de um segundo idioma. Para atingir esse objetivo, normalmente se baseia na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning, ou aprendizado integrado de conteúdo e linguagem), que trata a língua como uma ferramenta cuja principal função é a comunicação. Ou seja, o idioma deve ser ensinado a partir de contextos significativos, como a realização de atividades práticas e de integração entre pessoas.

A ideia de um programa de educação bilíngue é que ele tenha suas atividades em seus próprios horários, mas ainda assim se encaixando ao currículo escolar convencional. Ou seja, a ideia é que complemente o ensino, em vez de substituí-lo.

Tendo em vista os benefícios e as características de um projeto educacional de educação bilíngue, fica nítido o quanto ele pode agregar valor a uma escola, tanto para a captação de novos alunos quanto para a fidelização daqueles que já estão matriculados.