Como desenvolver um projeto de sustentabilidade na escola?

Hoje em dia falamos muito […]

29 de novembro de 2019

Hoje em dia falamos muito sobre o meio ambiente e a importância de agir de forma sustentável. Mais importante do que falar, no entanto, é agir. E qual instituição melhor que a escola para fomentar ações de sustentabilidade?

Há pequenas atitudes e projetos simples que podem ser adotados rapidamente pela escola e os alunos, deixando o ambiente mais colaborativo e alinhado aos novos tempos.

Esses projetos ainda fortalecem o senso de responsabilidade e o papel cidadão de cada aluno, consolidando diretrizes importantes previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira a seguir algumas sugestões de como desenvolver um projeto de sustentabilidade na escola:

Redução do uso de papel

A extração de celulose não é possível sem derrubar árvores. Quanto menos papel utilizamos, mais contribuímos com o meio ambiente. Com isso em mente, procure incentivar a redução do uso de papel na sua escola, da secretaria à sala de aula.

A papelada rotineira pode ser trocada por uma gestão automatizada? O comunicado impresso pode ser substituído por um e-mail? Aquele documento precisa mesmo ser impresso?

Monte um pequeno comitê na escola que possa rever os processos de utilização do papel. Isso inclui reciclagem e reutilização. O que deve ser feito com os cadernos utilizados ao longo do ano? E com os livros antigos? Que tal uma campanha de captação de cadernos usados ao fim do ano com o objetivo de diminuir o desperdício?

Economia de energia elétrica

Além de financeiramente benéfico, economizar energia elétrica também é uma atitude sustentável.

Muitas vezes acendemos a luz em ambientes que, à luz do dia, não precisam ser iluminados. Que tal colocar lembretes próximos aos interruptores ou mesmo uma aula ao ar livre, quando o dia estiver fresco e agradável?

Implantação de uma horta comunitária

Basta um pedaço de terra para a implantação de um projeto de grande impacto. Além de despertar a consciência ambiental do aluno, a horta comunitária desenvolve habilidades como trabalho em equipe, coordenação motora fina, relações interpessoais e senso de responsabilidade.

É também um exercício de paciência. Do plantio à colheita, é preciso muito cuidado e diversos conhecimentos sobre o cultivo, rega, poda, entre outros.

Por fim, os alimentos cultivados na horta comunitária podem integrar o cardápio diário dos alunos, transformando toda a ação em um movimento também pela alimentação saudável.

Incentivo ao consumo consciente e à economia colaborativa

Aproveite datas festivas para abordar temas como consumo consciente e economia colaborativa. Consumir produtos locais de produtores da região tem um impacto positivo no meio ambiente, já que não incentiva a produção em grande escala que utiliza mais recursos naturais.

Crie projetos que incentivam a troca, permuta e a destinação correta de objetos. Que tal uma grande troca de livros ao final do ano letivo? Ou aquela lembrancinha para o Dia das Mães feita a partir de material reciclado?

Incentive a criação de uma rede de caronas

É uma atividade que promove vários tipos de economia: de tempo, dinheiro e poluentes. E ainda promove a integração dos pais. Deixe claro que essa dinâmica tem tudo para ser bastante vantajosa para todas as partes e ainda favorece a sociabilização das crianças e dos adolescentes.

Além disso, é um exemplo muito forte que os pais dão aos filhos, mostrando a força do coletivo e o viver em sociedade.

Use a água de forma consciente

De que adianta uma aula sobre economia de água se os alunos observam o desperdício dentro da própria escola, seja por meio daquele bebedouro que não funciona muito bem ou do jardineiro que vive com a mangueira ligada?

Usar e reutilizar a água de forma consciente é uma lição preciosa e que pode dar margem a projetos interessantes dentro da própria escola. O que fazer com a água que sobra nas garrafinhas dos alunos? Ela serviria para regar as plantas? E que tal captar a água da chuva para lavar as quadras?

Separação do lixo da escola

Essa recomendação pode soar básica demais, mas é necessária. Se uma escola não tem os hábitos de separar o lixo e de ensinar os alunos a respeito do valor dessa atitude, será bem mais difícil trabalhar de forma sustentável.

É possível ir além disso e implementar iniciativas focadas na reutilização de materiais, como a compostagem orgânica. Vale a pena incluir os alunos em todos esses processos para transformar tudo isso em um movimento didático.

Essas são algumas pequenas dicas que podem tornar sua escola mais sustentável. Com boas intenções e alguma mão na massa é possível diminuir o impacto da escola no meio ambiente e ainda estimular e engajar as crianças e adolescentes nessa importante missão. Compartilhe-as com os professores e alunos!