Como a lógica de programação pode aprimorar o aprendizado?

Quando falamos de lógica de […]

29 de novembro de 2019

Quando falamos de lógica de programação, é necessário constatar o quanto ela é presente em todas as tecnologias utilizadas atualmente. Mais do que simplesmente compreender o funcionamento desses recursos, envolve estruturar o pensamento em função desse tipo de lógica.

Trazer esse conceito para a sala de aula significa propor atividades e projetos atrelados a diferentes áreas profissionais. A partir dessas tarefas os alunos desenvolvem tanto o raciocínio quanto o pensamento lógico, sendo que uma das principais vantagens desse processo é que ele pode se aplicar a qualquer contexto.

Conheça a seguir os três principais argumentos que mostram como a lógica de programação pode aprimorar o aprendizado:

Simplificação da Matemática

A maioria das linguagens de programação faz uso de conhecimentos matemáticos para ajudar o programador a alcançar os seus objetivos. Tendo a interdisciplinaridade como ponto de partida, é possível integrar as suas aulas a partir desse conteúdo.

Ou seja, trabalhar com lógica de programação pode contribuir para que os alunos se desenvolvam bem em outras áreas, especialmente a Matemática.

Relacionamento com a tecnologia

Cada vez mais as crianças dominam dispositivos digitais mais cedo com mais maestria. Tal habilidade não deve ser negligenciada, em vez disso, precisa ser potencializada.

Uma das formas que a lógica de programação contribui para a formação do aluno é no aprimoramento do relacionamento dele com a tecnologia. Ele passa a entender o funcionamento dos recursos com os quais interage e enxergar possíveis profissões que pode desempenhar ao utilizá-los.

Aluno protagonista

O trabalho com lógica de programação coloca o professor como um facilitador de conhecimento, deixando o aluno na posição de protagonista do próprio aprendizado.

Isso será fundamental para a formação dele como empreendedor e alguém capaz de criar soluções eficazes.

Adequar a sua escola para o século 21 envolve mais do que simplesmente introduzir mais tecnologia no dia a dia das aulas. Significa pensar no que é esperado dos alunos hoje em dia e qual a relevância do que eles aprendem para o mundo que construirão nos próximos anos. Inspire-se a partir dos benefícios da lógica de programação e considere começar a trabalhar com ela em sua escola.