Mobile learning: o que é e como funciona?

O mobile learning é uma […]

27 de novembro de 2019

O mobile learning é uma modalidade de aprendizagem que faz uso de dispositivos móveis conectados à internet para estender as possibilidades de aplicação. Entre essas novas oportunidades estão desde o uso de smartphones em sala de aula até a aprendizagem à distância.

O valor do mobile learning para a escola vem muito do estímulo ao protagonismo do aluno e de ser um aliado de metodologias ativas, como o ensino híbrido. Ao usar os dispositivos móveis para conduzir o próprio aprendizado e realizar as atividades propostas, essa competência é treinada em um nível satisfatório a partir do acesso a novas tecnologias.

O mobile learning e o protagonismo do aluno

Em uma visão mais tradicional da dinâmica escolar, o professor era o detentor de todo o conhecimento e o responsável por repassá-lo aos alunos.

O mobile learning se insere no contexto da sala de aula como um exemplo de inovação que pode aprimorar todo o processo de aprendizagem. Esse conceito pode ajudar a estimular o protagonismo dos alunos ao colocá-los no controle de ferramentas de aprendizagem digitais em um dispositivo fundamentado na inovação.

Conforme estudos publicados, os alunos começam a protagonizar e direcionar suas próprias práticas didáticas, tendo uma participação mais ativa e dotada de senso crítico nas aulas após a introdução do mobile learning.

Como funciona o mobile learning?

Uso de aplicativos educativos

Aplicativos educativos podem realmente transformar a experiência do mobile learning, já que possibilitam colocar os alunos em contato com diversos tipos de conteúdo diferentes para atender as disciplinas escolares. Cabe ao professor e o restante do time pedagógico definirem quais aplicativos serão usados e com quais propósitos.

Reprodução de conteúdo multimídia

O mobile learning também facilita o contato com conteúdo audiovisual, que é capaz de estender as possibilidades de aprendizagem em sala de aula e fora dela. Por exemplo, é possível recomendar áudios e vídeos para os alunos conferirem e avançarem em lições das disciplinas escolares.

Gamificação da aprendizagem

A gamificação é uma técnica que traz elementos dos jogos para incentivar o engajamento dos alunos em suas atividades escolares, como o uso de pontuações para quem realizar certas tarefas. O mobile learning pode ser utilizado em conjunto com a gamificação principalmente se os aplicativos empregados possuem esse tipo de mecânica.

Trabalhar com mobile learning significa estender as possibilidades de aprendizagem da escola, mas sempre de maneira alinhada à proposta pedagógica dela. Coloque o protagonismo do aluno como prioridade e traga a tecnologia para funcionar a favor desse processo.