Empreendedorismo na escola: como estimular e aplicar?

Empreendedorismo é uma das palavras […]

12 de novembro de 2019

Empreendedorismo é uma das palavras da moda. Quanto mais falamos sobre ele, mas temos a chance de expandir esse conceito Brasil adentro. E por que não começando pelas escolas?

Empreendedorismo é a capacidade de idealizar, coordenar e executar projetos, serviços e negócios com valor. É importante destacar que como qualquer capacidade, ela pode ser aprendida, estimulada e desenvolvida. E sobretudo, treinada. Afinal, mesmo pessoas com talento para o assunto precisam treinar para se aperfeiçoar. O próximo passo é colocar essa habilidade em prática e as ideias, em ação.

Entendemos que dentro do âmbito escolar é difícil aplicar uma atividade empreendedora de fato, do início ao fim, mas há algumas possibilidades, destacadas a seguir:

Reconhecer oportunidades de negócios

A exemplo de marcas disruptivas, como Uber e Airbnb, os alunos podem olhar para um determinado mercado e pensarem outras demandas que ainda não foram supridas. Considerar mais as possibilidades e menos as opções já existentes. Trata-se de um exercício poderoso de criatividade, mas também de observação do mundo em que vivemos.

Montar um plano de negócios

A primeira lição é que a conta precisa “fechar.” A partir daí, é preciso conectar pessoas, cargos e funções e entender como o negócio irá funcionar. Como ele deve ser estruturado? Trata-se de um exercício bem rico que envolve associação, estruturação e muita lógica.

Considerar a oferta e a demanda

Por meio de exemplos, você pode mostrar aos alunos como a abundância e a escassez de produtos ou serviços interfere na variante preço. Isso é válido desde a safra do tomate até o preço do transporte por aplicativo.

Mostrar a diferença entre competição e vantagem competitiva

Na competição, a marca se torna refém do mercado e das condições externas. Tendo vantagem competitiva, ele consegue agregar valor ao próprio produto ou serviço, inclusive podendo cobrar a mais por isso.

Ao levar o empreendedorismo para a escola, você ajuda a formar cidadãos mais preparados para o mundo profissional, ao mesmo tempo em que:

  • Estimula a interação e o trabalho em equipe;
  • Desenvolve habilidades como: autonomia, iniciativa, criatividade, liderança e comprometimento;
  • Prepara os jovens para empreender em suas profissões, seja como funcionário ou com o próprio negócio;
  • Estimula o hábito do planejamento, da administração financeira e da busca de objetivos e metas.

O que achou desses argumentos? Comece a incentivar o empreendedorismo na escola para contribuir para impactos cada vez mais positivos na comunidade e na sociedade como um todo.