4 formas de incentivar a leitura junto aos alunos

A leitura é algo extremamente […]

11 de novembro de 2019

A leitura é algo extremamente importante para a formação do aluno e do cidadão, e a fase escolar é o momento ideal para criar esse hábito. Segundo uma pesquisa do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. O que você acha desse número? Você já realizou um estudo parecido em sua escola?

Pode ser que os seus alunos leiam mais livros do que a média, mas será que eles leem por lazer ou só por obrigação? A escola é um dos agentes que pode despertar o gosto pela leitura, e existem algumas maneiras de fazer isso. Vamos conhecer 4 delas?

1. Abrace a tecnologia

A tecnologia não representa uma ameaça ao amor pela leitura. Pelo contrário: pode ser uma aliada na busca por incentivar os alunos a lerem mais. Desde já é importante deixar claro para os alunos que a leitura pode ser feita no formato que eles preferirem.

A popularização de e-readers e bibliotecas de domínio público como o Project Gutenberg representam a combinação perfeita de elementos para mais alunos experimentarem a literatura nos próprios termos. Apesar de possuir grande parte do conteúdo disponível em inglês, o Project Gutenberg é uma ótima dica.

2. Diversifique os tipos de leitura

Nem sempre as crianças e jovens terão vontade de ler romances ou os grandes clássicos da Literatura. Apresente aos estudantes outras formas de narrativas, como os contos, as crônicas e as fábulas.

Incentive-os a ter contato com poesias, peças de teatro, roteiros de cinema e, por que não, até com as histórias em quadrinhos que trazem personagens que eles já conhecem e adoram!

3. Construa um espaço adequado para a leitura

Para incentivar a leitura, também é preciso se preocupar com o ambiente em que ela será realizada.

Por exemplo, um local barulhento dificilmente proporcionará a concentração que os alunos precisam para ler, podendo contribuir para que fiquem dispersos e não consigam continuar a leitura.

4. Crie um clube do livro

A criação de um clube do livro em sua escola será um reforço significativo para incentivar os seus alunos a gostarem de ler. Para começar, é uma atividade em conjunto, fundamentada no aspecto colaborativo de ler e discutir os temas dos livros.

Também vale destacar o valor de descolar a leitura do currículo escolar tradicional. Os alunos não estarão lendo para estudar para uma prova, mas sim pelo prazer da leitura.

A partir das dicas deste artigo, você já tem algumas ferramentas para testar com o objetivo de incentivar a leitura junto aos seus alunos. Lembre-se de que esses esforços devem ser contínuos, envolvendo sempre a busca por novas iniciativas e análises recorrentes da sua evolução ao longo do tempo.