Sala de aula invertida e ensino híbrido: o que são?

A sala de aula precisa […]

28 de agosto de 2019

A sala de aula precisa se adaptar às mudanças que ocorrem no mundo. As escolas devem estar sempre atentas às novidades em tecnologia e metodologias, para que insiram no seu currículo aquelas que estão alinhadas com seus projetos pedagógicos.

Mudanças no planejamento pedagógico e na visão que se tem do aluno podem contribuir para um aprendizado mais efetivo. É o caso de incluir nas práticas com os alunos alguns modelos já consagrados, como é o caso da sala de aula invertida e do ensino híbrido.

Você já ouviu falar nessas metodologias? Ambas propõem um papel mais ativo do aluno no processo de aprendizagem, além de possibilitar o trabalho com competências e habilidades socioemocionais.

Neste artigo, você aprenderá sobre os conceitos de sala de aula invertida e ensino híbrido, além de descobrir os benefícios dessas metodologias para o aprendizado dos seus alunos. Boa leitura!

O que é sala de aula invertida?

O modelo de sala de aula invertida tem esse nome porque propõe uma inversão no objetivo do espaço de aprendizagem.

No formato convencional, o conteúdo é absorvido pelos alunos em sala de aula e a matéria é fixada em casa. No modelo de sala de aula invertida, o próprio aluno é quem estuda a matéria nova em casa para, depois, contar com o professor no apoio à fixação do conteúdo.

Esse modelo representa uma mudança no papel do aluno. Ele deixa de atuar de maneira passiva diante do próprio aprendizado para se responsabilizar ativamente por ele. Ao mesmo tempo, a sala de aula é transformada em um espaço de discussões, debates e testes para reforçar os conhecimentos que já foram adquiridos.

Dessa forma, pode-se dizer que o modelo de sala de aula invertida se divide em três momentos bastante importantes:

  • Primeiro momento: em casa, o aluno busca compreender o conteúdo compartilhado pelo professor como parte de um cronograma e de uma estratégia pedagógica;
  • Segundo momento: de volta à sala de aula, a turma coloca os conhecimentos adquiridos em prática de forma mediada pelo professor;
  • Terceiro momento: o professor avalia o desempenho dos alunos na atividade presencial e dá continuidade ao planejamento pedagógico com base nos resultados obtidos.

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido consiste na integração de diferentes formas de ensinar que contribuam para uma maior qualidade de aprendizado para os alunos.

Essa integração pode ocorrer ao alternar entre o estudo online e offline, presencial ou remoto. Para isso, são utilizadas ferramentas como plataformas online, pesquisas de campo, condução de projetos práticos, debates, entre outros.

É importante frisar que o ensino híbrido não necessariamente se refere a usar a tecnologia para aprimorar o ensino. Em vez disso, refere-se a reorganizar a utilização do tempo e do espaço para fins pedagógicos.

Escolha o modelo que funciona para sua escola

A sala de aula invertida oferece um melhor aproveitamento do tempo para a dinâmica de aprendizagem, já que o professor não precisa ocupar o tempo da aula com a exposição do conteúdo.

O ensino híbrido, ao possibilitar que o professor adapte as estratégias de condução das aulas, possibilita o acesso a reflexões sobre as relações de ensino e aprendizagem em sala de aula.
A escolha do modelo adequado para o planejamento pedagógico dependerá de diversos fatores, incluindo o conteúdo trabalhado pelo professor.

Aplicar diferentes metodologias é fundamental para que a sua escola esteja em um caminho de aprimoramento. A sala de aula invertida e o ensino híbrido são apenas alguns exemplos de inovação para trazer para o seu dia a dia.