Competências socioemocionais na Educação Infantil: como trabalhar?

De acordo com a BNCC, […]

28 de agosto de 2019

De acordo com a BNCC, a Educação Infantil é o início da Educação Básica, sendo também o fundamento do processo educacional.

Quando a criança entra na creche ou na pré-escola, costuma ter a primeira grande separação de seus vínculos familiares para se incorporarem em uma situação de socialização estruturada.

É a partir desse contexto inédito em que devem ser ativadas propostas pedagógicas com o objetivo de ampliar esse universo de experiências, conhecimentos e habilidades. Por isso, é importante falar de competências socioemocionais na Educação Infantil.

Como trabalhar com competências socioemocionais na Educação Infantil?

O primeiro ponto que requer atenção é a formação do corpo docente, já que isso é fundamental para trabalhar competências socioemocionais na escola.

Considerando a natureza observadora e questionadora da criança, a organização e proposição das aulas precisa se ocupar em apresentar e ajudar a compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica.

Isso também chega às práticas de cuidados pessoais, como a alimentação, vestuário e higiene, brincadeiras, entre outros. Todo esse conjunto engloba a garantia dos direitos de aprendizagem de todas as crianças:

  • Conviver com outras crianças e adultos ampliando o conhecimento e o respeito em relação a si e ao outro;
  • Brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros ao diversificar o acesso a produções culturais, conhecimentos e criatividade;
  • Participar ativamente do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas por ela;
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, entre outros;
  • Expressar-se de forma criativa e sensível as próprias necessidades, emoções e sentimentos;
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.

A formação da criança depende muito da capacidade da escola de trabalhar suas competências socioemocionais. O trabalho com competências socioemocionais envolve a criança conhecer a si própria e as pessoas ao redor dela, o que pode ser potencializado a partir de uma aprendizagem preparada para isso.