Cultura maker: a importância de colocar a mão na massa

Conhecer as tendências da Educação […]

25 de junho de 2019

Conhecer as tendências da Educação é o caminho para manter a sua escola em plena evolução. Você conhece o conceito de cultura maker?

A cultura maker surge do movimento “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos. Na educação, a cultura maker é o salto do “aprender a conhecer” para o “aprender fazendo”.

Como objetivos por trás da fomentação da cultura maker nas escolas, podemos destacar:

  • permitir que o aluno seja protagonista de seu aprendizado e desenvolvimento;
  • estimulá-lo a realizar atividades práticas que contribuirão para a solução de problemas;
  • desenvolver a criatividade e o pensamento “fora da caixa” nos alunos;
  • conscientizar o aluno sobre o uso inteligente e sustentável dos recursos físicos;
  • fazer com que os alunos percebam a importância do trabalho colaborativo;
  • ensinar valores como liderança e empreendedorismo.

É possível desenvolver ainda mais essa ideia ao contar com um espaço na escola que seja dedicado exclusivamente à cultura maker.

Por que a cultura maker é importante para o aprendizado?

Um dos principais benefícios da cultura maker é a democratização do conhecimento a respeito do fazer. Não é mais necessário que as informações da criação de determinados itens fiquem restritas a determinadas empresas, já que as pessoas são plenamente qualificadas para “fazer elas mesmas”.

Na aprendizagem, a cultura maker representa uma mudança na forma de ensinar, deixando que o aluno se torne responsável por experimentar na prática a teoria que aprendeu.

Com o avançar dos anos, os alunos podem desenvolver interesses e habilidades indispensáveis para o mercado de trabalho, como liderança, proatividade e familiaridade com a tecnologia. O que acha de adotar essa ideia em sua escola?