7 aspectos da escola que precisam evoluir

Você já percebeu que a […]

25 de junho de 2019

Você já percebeu que a escola permanece a mesma há séculos? Esse ambiente não pode ficar parado no tempo, porque isso pode contribuir para a estagnação da aprendizagem.

É preciso promover uma mudança estrutural nas escolas, unindo discussões sobre os princípios da educação do século XXI ao que existe de mais avançado em pedagogia, tecnologia, conteúdo e formação do corpo docente.

Está em busca de inspiração para isso? Então confira a seguir 4 exemplos de aspectos da escola e da aprendizagem que precisam evoluir:

1. Recursos de aprendizagem

Os recursos de aprendizagem que a sua escola utiliza se resumem a livro didático e caderno? Se a resposta for sim, talvez seja esse o primeiro aspecto a mudar. Educar para o século XXI significa trabalhar uma série de competências e habilidades com os alunos que nem sempre estarão impressas no conteúdo curricular.

Por que não trabalhar com projetos interdisciplinares estruturados, ou com programas que permitam que os alunos saibam mais sobre lógica de programação? Precisamos conectar a escola à vida destes jovens, e isso passa pelas mudanças nos recursos de aprendizagem que oferecemos nas nossas instituições.

2. Avaliações

Quando falamos em avaliações, podemos nos referir a dois tipos diferentes de diagnósticos. Existem as avaliações que são aplicadas pelos professores para medir o conhecimento dos estudantes em relação a determinado conteúdo, e algumas ferramentas avaliativas que podem dar um diagnóstico maior sobre a situação da sua escola.

Podemos avaliar, por exemplo, quais os fatores que influenciam no aprendizado dos alunos. Podemos obter métricas sobre o desempenho de um segmento específico da escola e elaborar planos de ação específicos, de acordo com a realidade apresentada nos relatórios.

Criar uma cultura avaliativa em sua escola permite estar sempre informado sobre as dificuldades dos seus alunos, para assim tomar medidas mais assertivas para corrigir qualquer problema.

3. Ensino de idiomas

A ideia de que não é possível aprender um segundo idioma dentro da escola tem que ficar para trás. Faz-se cada vez mais necessário promover uma educação bilíngue dentro das instituições, uma vez que ela colabora com a formação do aluno como cidadão global e integral.

Para desenvolver a educação bilíngue dentro da sua escola, uma dica é utilizar a abordagem CLIL, que considera a linguagem uma ferramenta cuja principal função é a comunicação, e que deve ser adquirida a partir de contextos ou conteúdos significativos. Ou seja, o aluno não aprende a língua em si, mas aprende conteúdos para desenvolver suas habilidades em um segundo idioma.

4. Ambientes da escola

Os ambientes exercem um importante papel na aprendizagem dos alunos. E não falamos aqui apenas da importância de tirar os alunos das quatro paredes da sala de aula para que eles vivam experiências em outros locais, como em um estudo do meio, por exemplo.

Queremos falar dos ambientes da própria escola. Ter salas bem iluminadas, bem ventiladas, confortáveis é essencial para a aprendizagem. Levar tecnologia para a sala de aula também pode ser uma boa ideia: com um bom sistema multimídia, professores poderão trabalhar com jogos e objetos digitais sem precisarem pedir para a equipe de tecnologia da escola que leve os equipamentos para a sala.

Além disso, espaços dedicados para o desenvolvimento de atividades específicas, como o trabalho com cultura maker, por exemplo, podem estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

5. Formação do corpo docente

Deixar o seu corpo docente estagnado pode ser altamente prejudicial para a qualidade da sua escola. É por isso que esse deve ser um dos aspectos previstos na sua busca por evolução constante.

É valioso contar com um planejamento de formação pedagógica contínua dentro de sua escola, de forma que exista um calendário capaz de garantir o progresso dos conhecimentos e capacidades dos seus professores ao longo do ano.

Isso pode acontecer na forma de encontros e reuniões com especialistas em formação continuada, que tragam propostas educacionais criativas e ajudem a reforçar o compromisso da sua escola com uma qualidade sempre crescente. 

E um ponto fundamental no processo de formação de seu corpo docente, está em receber incentivo e ser estimulado a buscar o crescimento. Compartilhe dicas de eventos e conteúdos com sua equipe, traga ideias e utilize o próprio ambiente da escola para fomentar esses momentos de discussão e troca de conhecimento.

6. Apoio de uma plataforma de aprendizagem

A tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento de diversos mercados, e isso também pode acontecer na sua escola. Para que ela possa evoluir continuamente, vale a pena contar com uma plataforma de aprendizagem.

Tal recurso geralmente é um sistema acessível tanto pelo computador como por dispositivos móveis para coordenar aulas, depositar materiais, sugerir atividades e acompanhar a agenda dos alunos de maneira integrada.

Esse tipo de solução também pode contribuir bastante para a produtividade da sua equipe de gestão e corpo docente. Afinal, pode otimizar seus processos e facilitar o acesso a informações.

7. Busca contínua por referências

O seu trabalho não pode terminar após passar por cada um dos itens da lista. É preciso voltar o seu olhar para o futuro e se preparar para sempre captar novas ideias quando surgirem e forem vantajosas para a sua atuação.

Para manter a sua escola sempre em evolução, é essencial que você procure sempre acompanhar as principais tendências pedagógicas. Novas ideias podem contribuir imensamente para solucionar um problema e agregar mais qualidade à sua escola.

Reconheceu alguma característica da sua escola que poderia evoluir? Use essas dicas para promover mudanças na sua escola e se manter em um caminho de evolução contínua para impactar positivamente os seus alunos e fazer a sua escola crescer.

Muitas dessas ideias são baseadas nos quatro pilares da educação da UNESCO. Quer relembrar quais são? Acesse nosso infográfico gratuito.