A integração do trabalho de competências socioemocionais e cognitivas

Decorar conceitos e testar a […]

18 de março de 2019

Decorar conceitos e testar a assimilação deles em exames de avaliação está se distanciando do que se entende como ensino de qualidade atualmente. O mundo está cobrando cada vez mais que os estudantes sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e o aprendizado das escolas precisa refletir isso.

Um aprendizado competente é capaz de combinar o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas por meio de estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes.

No artigo a seguir, falaremos mais a respeito de como competências socioemocionais e cognitivas devem ser pensadas de forma integrada no currículo escolar.

O que são competências socioemocionais e cognitivas?

As competências socioemocionais estão relacionadas com a forma como o aluno reage aos estímulos ao redor dele. Ou seja, a administração de suas emoções e a forma como se relaciona com as outras pessoas.

Paralelamente, as competências cognitivas são referentes à compreensão de ideias e à aplicação delas além dos estudos. Costumam englobar o aprendizado em todas as suas vertentes, indo das habilidades motoras até a percepção mental.

Em ambos os casos, a aplicação dessas competências no currículo escolar visa ajudar os professores a pensarem além das abordagens tradicionais das disciplinas para que os alunos tenham um desenvolvimento integral.

Como competências socioemocionais e cognitivas são integradas?

Estudos já apontaram que alunos que desenvolvem competências socioemocionais têm mais facilidade para aprender conteúdo acadêmico, o que é capaz de, entre outros benefícios, aumentar o seu potencial de sucesso em provas e exames.

Isso se deve principalmente ao fato de que os alunos desenvolvem maior resiliência emocional, a capacidade de lidar com situações adversas e mudanças. Isso que serve como uma porta de entrada para um controle mais competente das emoções para que não prejudiquem o desempenho acadêmico.

Esse resultado comprova o quanto as competências socioemocionais e cognitivas não devem ser encaradas como ideias separadas, mas complementares. Resta aplicá-las de maneira eficaz em sua escola.

Veja a seguir alguns exemplos de como pode ocorrer a integração de competências socioemocionais e cognitivas no currículo escolar:

Interação entre alunos e professores

Um aspecto muito importante do desenvolvimento de competências socioemocionais diz respeito ao contato dos alunos com os professores. Além de transmitir o conteúdo teórico, o professor também precisa se aproximar dos alunos e permitir que eles o enxerguem como um parceiro no processo de aprendizado.

Uso de ferramentas pedagógicas

Esses recursos podem ser desde atividades de integração entre os alunos até jogos lúdicos que potencializem a colaboração entre os participantes. Essa segunda alternativa, inclusive, pode se basear na gamificação para inspirar o engajamento dos estudantes.

Desenvolvimento de atividades e projetos sociais

O desenvolvimento da empatia é um dos pontos cruciais de um aprendizado que inclui competências socioemocionais. Um exemplo disso é colocar os alunos em contato com a comunidade ao redor da escola, como por meio da realização de projetos sociais junto a entidades de caridade.

Oferecer um ensino integral de qualidade aos alunos é o caminho para formar cidadãos atuantes e competentes com base nas exigências do mundo de hoje. Dessa forma, o trabalho integrado de competências socioemocionais e cognitivas é algo que precisa fazer parte do planejamento do seu currículo escolar.