5 razões para você desenvolver competências socioemocionais na sua escola

As competências socioemocionais não se […]

11 de março de 2019

As competências socioemocionais não se referem apenas a ensinar resolução de conflitos e administração de emoções. Elas envolvem oferecer aos alunos as ferramentas que precisam para lidar com as adversidades do dia a dia, dentro e fora da escola.

Para que as vantagens delas sejam devidamente aproveitadas em sua instituição de ensino, é necessário planejar e executar ações focadas em implementá-las no currículo escolar.

Veja a seguir os 5 principais benefícios que estão ao alcance da sua escola ao desenvolver competências socioemocionais junto aos alunos:

1. Aprimorar a qualidade da educação

Aprimorar a qualidade de ensino é algo que pode contribuir para a instituição de ensino crescer e, assim, tornar-se a preferência de estudantes e seus pais.

A consideração pelas competências socioemocionais ao elaborar o seu currículo escolar é fundamental para entregar mais valor aos alunos, já que traz benefícios para todas as áreas da vida deles.

2. Oferecer um ensino integral aos alunos

Um ensino integral vai além do tradicional, contribuindo para que os alunos se tornem cidadãos do mundo com conhecimentos completos. Envolve a preocupação com as áreas da vida que requerem atenção para preparar o aluno adequadamente para elas.

Portanto, a implementação de competências socioemocionais no seu currículo escolar será um passo decisivo para oferecer um ensino integral.

3. Resolver conflitos recorrentes do dia a dia

A vida escolar não está livre de conflitos. É o caso de desentendimentos comuns do dia a dia até questões mais complexas, como o bullying.

O desenvolvimento de competências socioemocionais ajudará em duas frentes: permitirá que os alunos aprendam a lidar melhor com conflitos e também servirá para diminuir as chances que esses problemas sequer aconteçam.

4. Contribuir positivamente para a saúde mental

Se o aluno está passando por muito estresse e pressão, dificilmente conseguirá ter o desempenho que deveria em suas avaliações, principalmente quando se trata de exames importantes como o vestibular.

Em uma sociedade que sofre cada vez mais com saúde mental, é bastante valioso contar com mecanismos que buscam diminuir as chances desse quadro.

5. Empoderar os alunos para lidar com adversidades

Desenvolver competências socioemocionais na sua escola é uma forma de ajudar esses estudantes a administrar adequadamente adversidades que surgem no dia a dia. Uma situação de atrito entre colegas pode prejudicar a condução da aula, por exemplo.

A vida é recheada de adversidades de todos os tipos, sendo impossível evitá-las completamente. É possível aprender como lidar com essas ocorrências de forma saudável.

Trabalhar com competências socioemocionais em sua escola não precisa ser um processo complicado. Leve em consideração as ideias acima para planejar as suas ações e acompanhe o desenvolvimento dos seus alunos.