CURRÍCULO E NEGÓCIO

A nova Base Nacional Comum […]

30 de julho de 2018

A nova Base Nacional Comum Curricular incentivou muitas escolas a lançarem um novo olhar para os seus currículos e pensarem quais seriam os caminhos a seguir para se adequarem ao documento normativo. Mas mais importante do que distribuir os conteúdos de cada disciplina pelos anos é pensar qual a identidade da sua escola.

“Currículo é projeto identitário”, disse Alcielle dos Santos, formadora de professores que participou de uma mesa-redonda sobre currículo e negócio no Evolução UNOi, evento realizado em maio de 2018 em Foz do Iguaçu (PR). O UNOi educação fala sobre identidade da escola há um tempo, e não é à toa. Um currículo tem a capacidade de transmitir à comunidade toda qual é o projeto daquela instituição, quais são os valores dela.

A construção do currículo não é uma tarefa fácil. Para João Filocre, diretor executivo da Educativa – Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais, a construção de um currículo que esteja em acordo com a BNCC envolve dois desafios para o gestor pedagógico: ele deve responder aos problemas imediatos, reais, e ainda pensar em coisas que não aconteceram, em competências necessárias para um mundo possível. “Como será a escola dentro de 10 anos?”, pergunta Filocre.

Podemos ainda aumentar o caráter desafiador da construção de um currículo ao pensar que ele está diretamente relacionado à escola como negócio. A taxa de matrículas, as evasões, a captação de novos alunos são diretamente influenciadas pelo que a sua escola propõe. “Uma história bem contada, com um propósito, com um currículo bem desenhado, onde as famílias ganham a convicção de que aquela formação vai ajudar aquele menino, aquela menina, a se colocar no mercado de trabalho com alguma vantagem competitiva, isso tem ressonância com os pais, eles estão dispostos a investir nisso”, explica Gustavo Wigman, CEO da Valoro Capital, iniciativa que promove um olhar financeiro e de negócio para escolas e iniciativas na área da educação.

A mesa-redonda sobre currículo e negócio do Evolução UNOi contou ainda com a participação de Rafael Lima, diretor pedagógico do Sagrado Rede de Educação, e de Selma Brito, diretora de Inteligência em rede do UNOi educação. A conversa está disponível, na íntegra, no vídeo abaixo.