A EVOLUÇÃO DA ESCOLA

O que será da educação […]

21 de maio de 2018

O que será da educação em uma época de abundância de informação como a que vivemos? Qual o papel do professor nessa nova escola?

“Acho que nunca houve um momento tão incrível para ser estudante quanto hoje”, afirma Will Richardson, professor de escolas públicas nos Estados Unidos e autor do livro “Why School?” [“Por que escola?”, em tradução livre]. O momento é incrível porque, hoje, basta entrar na internet para aprender qualquer coisa.

O que se faz cada vez mais necessário é saber onde encontrar essas informações, porque, embora tudo esteja on-line, não é em qualquer lugar que encontram-se informações confiáveis. Um dos papeis do professor seria, portanto, guiar os estudantes nessa busca. Mostrar que, ao mesmo tempo que muita gente pode ajudá-los, eles precisam estar atentos com aqueles que talvez possam prejudicá-los.

Outra função do professor seria trabalhar com coisas interessantes para os alunos, que tenham algum impacto no mundo real. Não se aprende nada que não se queira aprender, e se isso é válido para nós, adultos, por que não seria para as crianças? Escolas ao redor do mundo já estão resolvendo problemas reais em suas salas de aula, promovendo um envolvimento maior dos alunos não só em relação ao seu aprendizado, mas em relação também à sociedade em que vivem.

Para saber mais sobre esse assunto, assista à palestra de Will Richardson no vídeo abaixo. Essa fala foi gravada durante o Evolução UNOi, evento realizado pelo UNOi nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2018 em Foz do Iguaçu (PR).